Para Inquilinos

Departamento Jurídico

Departamento Jurídico

O Departamento Jurídico da Futurama é exclusivo e integrado aos setores de administração, locação e vendas, tendo como principal objetivo dar segurança e confiabilidade às inúmeras transações e negócios da empresa e de seus clientes, atuando tanto preventivamente quanto defendendo os interesses dos clientes em processos judiciais inerentes às relações imobiliárias, tais como:

  • Cobrança amigável de aluguéis atrasados
  • Elaboração de contratos
  • Ações de despejo (falta de pagamento ou infração contratual)
  • Ações locatícias (revisão do aluguel, consignatória do aluguel, etc)
  • Reintegrações de posse, ação de cobrança e execução de débitos
  • Denúncia vazia e notificações
  • Assessoria na realização de negócios imobiliários de compra e venda

Lei do Inquilinato

Departamento Jurídico

Docs. P/ Desocupação

Procedimentos para entrega do imóvel

01) PREPARAR O IMÓVEL PARA VISTORIA:

É fundamental que o imóvel esteja nas mesmas condições constantes na vistoria de entrada além de totalmente desocupado e limpo para a realização da vistoria de saída (confira o estado atual do imóvel com a vistoria de entrada). Se necessário efetuar reparos e/ou pintura, estes deverão ser providenciados antes da entrega das chaves. Se o imóvel foi locado com Pintura Nova, deverá ser devolvido também com Pintura Nova, com as mesmas características e qualidades. O aluguel somente será encerrado após o imóvel ser devolvido nas mesmas condições em que foi entregue no ato da locação. A vistoria de saída é acompanhada pelo inquilino e deverá ser agendada com 72 hrs ÚTEIS de antecedência. CHAVES, CONTROLE REMOTO E DOCUMENTOS ABAIXO: Deverão ser entregues na Futurama Imóveis posterior a vistoria de saída. (As chaves do imóvel não serão recebidas antes da vistoria de saída)

AQUECEDOR: Caso o imóvel tenha aquecedor, o locatário deverá providenciar a revisão e apresentar nota fiscal do serviço prestado por empresa competente.

02) DOCUMENTOS:

Deverão ser entregues juntamente com as chaves:

COPEL: Trazer a última fatura quitada mais o Consumo Final da Copel quitado, sendo que a mesma deve estar DESLIGADA no ato entrega das chaves com conferência da mesma na administradora. (caso não haja o desligamento o locatário fica responsável por débitos posteriores a rescisão de contrato, com emissão mensal de contas) SANEPAR: Apresentar a última fatura quitada e o desligamento da mesma com Certidão Negativa de Débitos fornecida pela Sanepar. e a mesma deve estar DESLIGADA no ato da entrega das chaves.com conferência da mesma na administradora.(caso não haja o desligamento o locatário fica responsável por débitos posteriores a rescisão de contrato, com emissão mensal de contas)

CONDOMÍNIO: Apresentar os 03(três) últimos recibos pagos, declaração de quitação condominial assinada pelo síndico ou administradora contendo nome e telefone dos mesmos.

GÁS: Pegar leitura até a data da entrega das chaves e providenciar o pagamento junto ao síndico, caso não receba solicitar o valor por escrito para acerto junto à imobiliária.

TAXA DE MUDANÇA: Regularizar junto ao síndico e apresentar recibo ou declaração, caso não haja taxa de mudança deverá ser descriminada na declaração de quitação condominial.

DEVOLUÇÕES EXTRAS (FUNDO DE RESERVA/OBRAS EM CONDOMÍNIO):

Para o locatário que não solicitou no curso do contrato as devidas devoluções das taxas extraordinárias referente ao condomínio, favor nos trazer fotocópia de todos os boletos de condomínios acompanhado do comprovante de pagamento para levantamento de valores para as devidas devoluções, devoluções estas que serão devolvidas em parcelas, sem correções na conta bancária em que o locatário fornecer e/ou direto na administradora. Conforme contrato: PARÁGRAFO PRIMEIRO - Em caso de locação de imóvel em condomínio, o Locatário assume o compromisso de, a cada 3 (três) meses apresentar à administradora os comprovantes de pagamento dos condomínios.

03) MULTA CONTRATUAL:

A entrega do imóvel antes do término do prazo contratual, implicará no pagamento da multa prevista no contrato de locação conforme cláusula contrato PARÁGRAFO PRIMEIRO - A multa por rescisão de contrato antes do vencimento será de 3 (três) alugueres em vigor à época da infração, nas normas do Caput acima, sendo calculada proporcional ao período que falta para vencer o contrato, na forma do Art. 4 º da Lei 12.112/09 e Artigo 413 do Código Civil Brasileiro de 11/01/0

04) NOS CONTRATOS VENCIDOS:

O não aviso da desocupação com 30(trinta) dias de antecedência, implica no pagamento de 01(um) aluguel mais encargos que recaiam sob o imóvel conforme previsto na lei 8254/91 Artigo 6º avisando, por escrito ao Locador, com antecedência mínima de 30 dias. A não observância do preceito legal pelo Locatário acarretará a obrigação de indenização correspondente a 01 (um) aluguel e encargos, vigentes na data da rescisão, cuja responsabilidade pelo pagamento abrange também os fiadores.

05) PAGAMENTO DE ALUGUEL:

O aluguel e taxas serão cobrados no ato, proporcionalmente até a data real e efetiva entrega das chaves e/ou de acordo com o vencimento da carta de desocupação do imóvel.

Permanecemos à sua disposição através do setor de desocupação para atendê-lo prontamente e esclarecendo suas dúvidas.

Horário para entrega de chaves das 09:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00
Departamento administrativo
locatarios@futuramaimoveis.com.br (041) 3259-5900

Manual do Inquilino

Manual do Inquilino

Pagamento do aluguel: O recibo de aluguel será sempre enviado através do CORREIO e ou por e-mail. No caso do não recebimento, deverá buscar uma 2ª via em nosso escritório até, no máximo, um dia antes do respectivo vencimento visto que não temos sistema de caixa para recebimento do aluguel em nossa empresa. O vencimento será sempre no dia 05 (cinco) de cada mês. Quando alugado após esta data, o locatário pagará o valor proporcional para unificar a data de vencimento. O aluguel deverá ser quitado em qualquer agência da rede bancária.

Condomínio: Quando incidir taxa de condomínio sobre o imóvel, a mesma deverá ser paga diretamente pelo locatário, no local determinado pelo síndico ou administradora. Caso o início do contrato seja diferente do dia 1º (primeiro) do mês, a diferença de dias de condomínio pago pelo locatário será reembolsada entre os dias 01 e 05; demais meses deverão ser pagos diretamente. Os danos causados pelo não pagamento desta taxa serão de inteira responsabilidade do locatário. Fotocópias dos recibos de quitação de condomínio deverão ser entregues a cada três meses ao Departamento de Administração de Aluguéis.

Imposto Predial: É de responsabilidade do locatário e deverá ser pago juntamente com o recibo de aluguel.

Seguro contra incêndio: É de responsabilidade do locatário e deverá ser pago juntamente com o recibo de aluguel tantas quantas forem as parcelas estipuladas pela seguradora contratada.

Água e luz: Serão pagas diretamente pelo locatário. Caso existam no imóvel talões de água ou luz em atraso estas deverão ser pagas e solicitado reembolso junto à Futurama, conforme item abaixo.

Reembolso: Qualquer importância a ser reembolsada tais como: fundo de reserva e/ou despesas extraordinárias de condomínio, deverá o locatário enviar via fax (41- 3259-5932) o comprovante do recibo quitado até o dia 15 de cada mês para que seja ressarcido juntamente com o aluguel à vencer no mês seguinte.

Reparos: O valor do aluguel foi estabelecido para o imóvel conforme as condições em que ele se encontra. Se, eventualmente, o imóvel necessitar de reparos, estes deverão ser executados a encargo do locatário.

Departamento de Administração de Aluguéis telefone 3259 -5919/ 3259-5900

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: das 09:00 às 11:45 e das 13:00 às 18:00 horas.

Opções de fiança

MODALIDADES DE GARANTIA

FIADOR (AVALISTA)

Pessoa Física com renda comprovada de no mínimo 03 vezes o valor do aluguel + taxas e imóvel registrado, podendo residir em qualquer localidade do Brasil, porém não pode ser pessoa jurídica.

SEGURO FIANÇA MAPFRE.

É uma modalidade de garantia que se contrata por meio de uma apólice de seguro, conforme o imóvel pretendido calcula-se o valor do seguro, fixado pela soma de aluguel e encargos.

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO MAPFRE

Conforme o imóvel pretendido estipula-se o valor do título a ser adquirido, fixado pela soma de aluguel e encargos. O título é corrigido pela TR e fica vinculado ao contrato de locação. O valor poderá ser sacado uma única vez, ao final da locação. Os aluguéis mensais são pagos normalmente. Ao adquirir o título de capitalização o locatário concorre a prêmios por sorteio equivalentes ao valor do título durante os 12 meses iniciais do investimento. Obs: mediante autorização do locador.

CAUÇÃO DE BEM IMÓVEL

A modalidade de garantia por caução de bem imóvel se faz com a averbação do imóvel em favor da locação junto ao cartório de registro de imóveis. Como pré-requisito exigimos que o imóvel a ser apresentado em caução esteja localizado em Curitiba ou Região Metropolitana. Esta modalidade dispensa qualquer outra forma de garantia, como fiador ou seguro-fiança.

Obs: mediante autorização do locador.


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Vendas - Fone: (41)3259-5959 - Fax: (41)3259-5931

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Administração: adm@futuramaimoveis.com.br

Locação: locacao@futuramaimoveis.com.br

Locatários: locatarios@futuramaimoveis.com.br

Vendas: vendas@futuramaimoveis.com.br

Cobrança: cobranca@futuramaimoveis.com.br

Angariação: angariacao@futuramaimoveis.com.br

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